VIAJE PELOS CHEIROS

A História do Perfume

A História do Perfume pode dar testemunho do desenvolvimento de toda uma civilização, assim como a história de uma arte, como a música.

A prática da composição de perfumes está para o olfato assim como a arte da culinária está para o paladar, ou a arte da música, para os ouvidos. A história do perfume, tal como a história da culinária ou da música, pode dar testemunho de todo um quadro cultural e civilizacional.

Os primeiros usos de perfumes estavam associados a ritos religiosos, que acrescentavam o uso de vegetais cujas propriedades naturais continham essências e fragrâncias especiais. O uso no cotidiano, para fins de apreciação não ritualística do aroma, remete aos egípcios. Vários escritos egípcios documentam o uso de perfumes pelos membros mais destacados da sociedade. Além disso, os perfumes também eram usados no processo de embalsamamento das múmias, que demandava uma grande quantidade de óleos aromáticos.

Mas foi entre os antigos gregos que a perfumaria recebeu um tratamento sistemático, tanto na prática quanto na teoria. Teofastro é considerado um dos primeiros (senão o primeiro) autores a escrever sobre a arte da perfumaria. Esse autor publicou um tratado sobre o perfume em 323 a.C., e seu interesse pelas fragrâncias proveio de sua grande destreza no estudo da botânica (conhecimento dos vegetais).

FERNANDES, Cláudio. “História do Perfume”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/historia-do-perfume.htm. Acesso em 06 de junho de 2019.

download (1)download (2)

A Extração dos Óleos e Essências Aromáticas

Um químico chamado Avicenna e um médico chamado Muslim, foram os responsáveis pelo desenvolvimento de formas e métodos para realizar a extração de óleos aromáticos das flores através da destilação, que é o sistema usado até os dias atuais para desenvolver o procedimento de extração das agradáveis fragrâncias usadas nos perfumes.

As experiências de Avicenna e Muslim começaram com as rosas e eles descobriram que a combinação de óleo com ervas e pétalas resultava em uma fragrância forte, surge a famosa água de rosas.

As técnicas desenvolvidas para a destilação e a combinação de ervas e de flores junto ao óleo, trouxeram grandes avanços e exerceram forte influência na perfumaria do mundo ocidental.

 

QUÍMICA DOS PERFUMES

A QUÍMICA DOS PERFUMES

Perfumes são produtos especiais porque estimulam uma série de sentidos e emoções. Um cheiro pode despertar lembranças de pessoas e lugares.

Assim como muitas histórias, os perfumes podem ser enigmáticos e revelar grandes surpresas. Em volta de todo esse mistério podem nascer enredos que prendem a atenção e causam os mais diversos sentimentos, como o do livro “Perfume” (1985), do escritor alemão Patrick Süskind.

images (2)Em Paris, no ano de 1738, Jean Baptiste Grenouille, filho de uma feirante, nasceu em uma barraca de peixe na cidade mais suja e fedorenta do mundo ocidental. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis. Contra todos os prognósticos, Grenouille acaba desenvolvendo duas características que mudariam sua vida: ao mesmo tempo em que não tinha cheiro algum, era dotado de um olfato apuradíssimo. Este último talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Nesta obra incrível, Süskind promove um malabarismo de palavras que inquieta o leitor e, ao usar uma linguagem densa e impetuosa, combina tons envolventes, construindo uma metáfora da morte que celebra a vida.

A ciência nos perfumes

O aprendizado de Química Orgânica, geralmente, está associado à memorização de fórmulas, nomes e estruturas das moléculas. Muitos discentes apresentam dificuldade na aprendizagem das funções orgânicas, não conseguindo classifica-las a partir das suas especificidades. Consequentemente, não conseguem reconhecer situações e produtos empregados no cotidiano, cuja composição contém compostos orgânicos. Baseados nessas premissas, e buscando um ensino de Química Orgânica que contemplasse todas essas questões, elaboramos uma sequência didática desenvolvida em quatro aulas com a temática Perfume. (Coelho, Moreira & Afonso Volume 17, 2018 – pp. 109-123).

Aqui conhecermos a estrutura química de algumas das fragrâncias usadas em perfumes:


Linalol: lavanda

Carvona: essência de menta


Cis-jasmona: Cheirinho de jasmim

Citral: essência de limão

A mistura em proporções corretas destas substâncias dá origem aos famosos perfumes vendidos no mercado. (SOUZA, Líria Alves de. “O curioso mundo dos perfumes”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/o-curioso-mundo-dos-perfumes.htm. Acesso em 06 de junho de 2019.)

 

Leave a comment